Como manter a concentração nos estudos para o INSS?

in
Como manter a concentração nos estudos para o INSS?

Nós sabemos que a rotina de concurseiro não é nada fácil e tudo fica pior quando você perde a concentração nos estudos. Reler a mesma frase várias vezes, render menos horas do que o esperado, ficar cansado rapidamente. Tudo isso é consequência da falta de atenção no momento da aprendizagem. E, pode ter certeza, isso é algo que causa muitos prejuízos para sua aprovação.

Para ajudá-lo a ter um rendimento melhor durante a preparação para o concurso do INSS, separamos algumas dicas que vão deixar você muito mais focado. Venha com a gente!

A concentração nos estudos X os pensamentos múltiplos

Concentração significa direcionar seus pensamentos para uma única atividade ou situação. Quando nosso cérebro trabalha mais de uma ideia ao mesmo tempo, ele precisa alternar a atenção dedicada a cada um desses processos.

Assim, ao estudar e mexer no celular, por exemplo, você concentra-se por alguns instantes em estudar. Contudo, logo depois, quebra o foco dessa atividade para observar o telefone, iniciando um novo ciclo de concentração. O mesmo vale para quando você pensa na briga que teve com o chefe ou no almoço que precisa fazer no momento em que deveria estar apenas aprendendo.

Isso faz com que seu cérebro não consiga aprofundar-se no conteúdo estudado, pois, a cada momento de alternância, é preciso recomeçar o foco do zero, atrasando o aprendizado. Sendo assim, o mito de que o cérebro consegue ser multitarefa sem perder informações é falso. E isso já foi comprovado por cientistas.

Dicas para melhorar a concentração nos estudos

As dicas abaixo são simples de serem seguidas, mas é preciso ter disciplina para colocar cada uma delas prática. O esforço, no entanto, vale a pena e você conseguirá, finalmente, a concentração nos estudos que tanto deseja.

1.Desligue as notificações de seu celular

O celular exige uma grande atenção: você tem as mensagens de seus amigos para responder, as atualizações do Instagram para conferir, as notícias dos jornais online para ler etc. Tudo isso gera uma grande falta de concentração na hora de estudar.

Portanto, desative todas as notificações do aparelho. Assim, você não ficará tentado para conferir, a todo o momento, as informações que estão apitando ou enchendo a tela inicial do celular.

2.Respeite o seu corpo

Corpo e mente são duas estruturas interligadas. Por isso, se você estiver com sono, fome ou mesmo doente, sua capacidade de processar informações vai diminuir muito e a concentração nos estudos será prejudicada. Desse modo, durma em horários programados, tenha momentos de lazer, alimente-se de forma saudável e faça pausas regulares a cada hora de estudo.

Também respeite a sua produtividade diária. Cada pessoa consegue assimilar uma determinada quantidade de conteúdos por dia. Exigir muito além de seu limite pode causar um esgotamento mental e, assim, você não conseguirá concentra-se em nada.

3.Faça anotações

Quando anotamos pontos importantes do conteúdo que estamos lendo, nossa capacidade de concentração aumenta. Isso foi verificado pelo professor Pierluigi Piazzi, italiano radicado no Brasil e autor de diversos livros sobre estudo.

Sendo assim, evite ficar apenas na leitura e comece a escrever. Desse modo, além de aumentar sua atenção, você consegue criar resumos sem precisar ter um esforço duplo. Ah, e dê preferência para a escrita manual. O motivo é que o ato de “desenhar” as letras no papel ativa mais neurônios em nosso cérebro do que apenas digitar, ajudando a fixar o conteúdo.

4.Alterne os conteúdos estudados

Passar várias horas lendo ou resolvendo questões de uma mesma matéria é enfadonho. E, quanto mais monótona é uma atividade, menos nos concentramos nela. Por isso, alterne os conteúdos estudados. Assim, dentro de seu cronograma, você pode, por exemplo, delimitar duas ou mais disciplinas do concurso para aprender diariamente, dando dinamismo para a rotina.

Depois do que explicamos aqui no artigo, será bem mais fácil manter a concentração nos estudos, certo? Então, coloque nossas dicas em prática, fuja da realização de atividades simultâneas e fique mais próximo da aprovação no concurso do INSS. E, se quiser uma ajuda extra para se classificar no certame, confira nosso curso online especial para perito médico federal.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *