O INSS é responsável pelo pagamento de diversos benefícios à sociedade, garantindo a ela direitos previstos em lei. A autarquia tem mais de 30 milhões de beneficiários e atua com o objetivo de garantir o bem-estar do cidadão quando ele não puder mais trabalhar.
Você já sabe o que estudar para o concurso e até definiu para qual cargo vai fazer a prova, mas será que você também sabe qual a função do INSS, o órgão no qual quer trabalhar? O Instituto Nacional do Seguro Social tem um papel muito importante para a sociedade, sendo responsável pela distribuição de aposentadorias, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros serviços.
Assim, se quiser descobrir como funciona o instituto que, em breve, será seu ambiente profissional, fique com a gente e boa leitura!
A função do INSS: um administrador financeiro
De forma resumida, o INSS é um gestor financeiro de benefícios sociais. É ele que vai arrecadar os valores de todas as pessoas que contribuem com a Previdência Social e, a partir daí, direcionar os recursos para o financiamento de serviços assistenciais à população. Esses serviços podem ser divididos em seis categorias:
- aposentadorias;
- auxílios;
- pensões;
- salários (maternidade ou família);
- benefícios assistenciais específicos;
- seguro defeso (voltado ao pescador artesanal).
A arrecadação de valores
Depois de entender qual a principal função do INSS, surge a dúvida: como a arrecadação financeira é feita junto à sociedade?
Em termos gerais, a maior parte das contribuições ocorre de forma automática. Ou seja, todo trabalhador com registro na CLT adere ao seguro da Previdência Social. Assim, ele recebe um desconto em sua folha de pagamento e esse valor é direcionado ao INSS. A contribuição varia entre 8% e 11% do salário recebido.
Os trabalhadores autônomos, os profissionais liberais e até mesmo quem não exerce atividade remunerada também pode fazer sua contribuição e, assim, receber benefícios previdenciários. Nesses casos, a pessoa deve entrar em contato com o instituto informando que deseja fazer o pagamento mensal. O percentual arrecadado vai de 5% até 20% dos ganhos mensais do cidadão.
Os benefícios liberados pelo INSS
O INSS oferece à população mais de 20 benefícios, mas para receber qualquer um deles, o cidadão precisa contribuir com a Previdência. A seguir, listamos os principais serviços prestados pelo órgão:
- aposentadoria por idade;
- aposentadoria por tempo de contribuição;
- aposentadoria por invalidez;
- pensão por morte;
- salário-maternidade;
- auxílio-acidente;
- auxílio-doença;
- auxílio-reclusão;
- salário família;
- pagamento do 13º salário;
- realização de perícia médica.
Sendo assim, depois de conseguir sua aprovação e tornar-se servidor público no INSS, você atenderá pessoas com as mais diversas necessidades. Ou seja, é preciso ter desenvoltura para realizar diferentes tipos de atendimento.
O contato com o INSS
O cidadão que quiser entrar com o pedido de solicitação de benefício pode ir até uma das agências do INSS e conversar com um dos funcionários do órgão (você está nessa função em breve!). Nesse momento, há conferência de documentação e terá início o trâmite para avaliar se o serviço será liberado ou recusado.
Atualmente o órgão também tem uma plataforma online na qual é possível agilizar diversos processos. Aqui grande parte do atendimento é automatizado e o cidadão pode, entre outras coisas, consultar extrato de pagamento do benefício, agendar perícia médica e realizar o requerimento de benefício por incapacidade.
Bem, com a leitura deste post, você percebe como é importante a função do INSS dentro da sociedade. Assim, acreditamos que sua motivação para ser aprovado no concurso do órgão deve estar ainda maior. Afinal, você tem a chance de trabalhar em um local que faz a diferença na vida de milhares de pessoas.
Fonte: Concurso do INSS