Você acabou de começar seu processo de estudos ou, ainda, está pensando em começar sua preparação para passar em um concurso público. Então, uma preocupação comum aos concursandos iniciantes é em quanto tempo eles, finalmente, conseguirão a tão sonhada aprovação para o cargo desejado.
Afinal, é possível ver candidatos que estão há meses ou até mesmo anos tentando conquistar uma vaga. Será que você também terá que esperar muito tempo? Siga acompanhando o texto e descubra.
O tempo para passar em um concurso público é relativo
Cada pessoa tem seu ritmo de estudo. Alguns aprendem com mais facilidade os conteúdos do edital, enquanto outros apresentam dificuldades com alguma matéria e precisam de mais tempo.
Além disso, é preciso levar em conta a história de vida de cada um. Afinal, existem candidatos que possuem muito tempo livre e podem estudar por várias horas. Há também aqueles que precisam conciliar o trabalho com a vida de concursando.
Por tudo isso, o tempo de aprovação dos candidatos varia muito entre si. Contudo, de forma geral, pode-se dizer que, para concursos de complexidade média (técnicos e analistas), o tempo de espera é de um ano e meio. Concurso mais complexos, como aqueles para juiz, promotor ou procurador da justiça, por exemplo, já exigem períodos mais longos, chegando há três ou quatro anos.
Esses prazos, no entanto, podem ser reduzidos para menos da metade se você for organizado e souber escolher os concursos de forma adequada, entre mais alguns outros aspectos.
A relação entre base acadêmica e aprovação pública
Um dos principais pontos que influenciam no tempo que você levará para passar em um concurso é a sua base acadêmica. Isso tanto em termos dos ensinos fundamental e médio, como no que se refere ao ensino superior.
Afinal de contas, se você tiver, por exemplo, um bom conhecimento de português (matéria cobrada em praticamente todos os editais, incluindo no edital de perito médico), será muito mais simples aprofundar-se no conteúdo. O mesmo vale para qualquer outra disciplina.
A utilização de técnicas de estudo e bons materiais
Quem tem um bom cronograma de estudos e se prepara utilizando materiais de qualidade, consegue passar em concursos públicos de forma muito mais rápida. Isso porque passa a aprender de maneira sistematizada e tendo acesso a informações seguras, didáticas e atualizadas.
A consciência na escolha dos cargos e dos editais
Como comentamos no início do texto, dependendo da complexidade dos concursos, a média de tempo para conseguir uma aprovação varia.
Desse modo, pode ser interessante você escolher os chamados concursos escada. Ou seja, procurar um cargo intermediário para garantir estabilidade e, posteriormente, seguir em sua busca para o cargo dos seus sonhos.
Quanto mais consciência você tiver sobre o concurso que está fazendo e sobre seus objetivos finais, mais fácil e rápida será a sua aprovação.
As horas de dedicação diária e sua importância para passar em concurso público
Quanto mais horas por dia você tem para estudar, mais conteúdo, teoricamente, conseguirá aprender. A consequência desse processo é que se torna mais fácil conseguir uma boa preparação, seja para o concurso de perito médico federal ou qualquer outro. Assim, o tempo para você conseguir ser aprovado também irá reduzir.
Bem, diante de tudo o que explicamos, dá para perceber que não existe um tempo definido para passar em concursos públicos. Até porque vários fatores irão influenciar no seu rendimento. Portanto, o mais importante é conhecer o edital do órgão para o qual está estudando, escolher bons materiais e organizar seu processo de aprendizagem. Assim, a aprovação virá em consequência.
Se quiser acelerar ainda mais sua classificação, especialmente para o concurso de perito médico federal, confira nosso curso online com professores qualificados. Até breve!