O momento da prova do concurso público é, quase sempre, de tensão para os candidatos. E esse nervosismo aumenta ainda mais quando a avaliação envolve produção textual. Na verdade, muita gente foge de editais que trazem esse tipo de teste. É por isso que hoje viemos responder uma dúvida muito como de quem está se preparando para a prova do Instituto Nacional do Seguro Social: afinal, o concurso do INSS tem redação?
Para saber a resposta dessa pergunta, siga aqui com a gente. Você também vai descobrir algumas dicas sobre como se preparar para o exame. Boa leitura!
Afinal, o concurso do INSS tem redação?
O edital do concurso mais recente do INSS ainda não foi divulgado. Diante disso, ninguém sabe com 100% de certeza como será a prova ou qual o conteúdo programático da mesma. Ainda assim, com base nos certames das seleções anteriores realizadas para o órgão, podemos ter uma ideia do que vai ser cobrado ou não.
Sobre a redação, temos uma boa notícia para os candidatos que a temem: nos dez últimos concursos, esse tipo de avaliação só apareceu uma vez e foi em 1999. Ou seja, existe uma probabilidade muito baixa dela ser cobrada novamente. Ainda assim, vamos dar a você algumas dicas simples de como elaborar um bom texto, caso seja necessário.
Dicas para fazer uma boa redação
Não há mistério na hora de escrever, mas alguns elementos são extremamente importantes:
- ter clareza: escolha palavras de fácil compreensão e exponha ideias de forma objetiva;
- dividir o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão: parece algo básico, mas muitas pessoas não pensam nessa estrutura na hora da escrita e acabam confundido o leitor. Então, antes de escrever pense no que vai escrever em cada um desses momentos;
- observar a ortografia: uma redação com palavras escritas de forma errada não transmite credibilidade, o que prejudica muito a avaliação de seu texto;
- reler o conteúdo: quando você relê um conteúdo percebe pequenos erros de coesão e ortografia, retira informações desnecessárias e aprimora o texto.
Quais as principais matérias do concurso do INSS?
Você já sabe que a maioria das provas do concurso do INSS não tem redação, mas também aprendeu algumas dicas para não se sair mal nesse tipo de avaliação caso ela seja cobrada no edital mais recente. Agora, em contrapartida, chegou o momento de conhecer as matérias que são presença constante em todas as provas, de 1999 até 2015.
Matérias de conhecimentos gerais
Aqui, estão as disciplinas, geralmente, cobradas em todos os cargos e funções. Não necessariamente elas aprecem juntas em cada edital, mas sempre algumas dessas matérias são cobradas. Lembre-se também que os conteúdos variam dentro de cada uma delas, dependendo do nível de escolaridade do cargo para o qual você se candidate.
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Noções de Matemática;
- Raciocínio Lógico;
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Legislação Previdenciária.
Matérias de conhecimentos específicos
Estas são as matérias que avaliam o conhecimento relativo à área de formação de cada candidato. Elas variam de acordo com o cargo escolhido. Alguns conteúdos já cobrados nas provas do INSS foram das áreas de:
- Serviço Social;
- Direito;
- Administração Financeira;
- Arquitetura;
- Arquivologia;
- Ciência da Computação;
- Medicina;
- Comunicação Social etc.
E então, você ficou feliz em saber que o concurso do INSS não tem redação? De posse desse conhecimento e sabendo quais são as principais matérias cobradas na prova, você já pode dar início a sua rotina de estudos. Quanto mais cedo se preparar, maiores são suas chances de aprovação. E, por falar em aprovação, aqui nós temos um curso completo para quem quer tentar uma vaga de perito médico federal. Não deixe de conferir!