A vida de concursando não é muito simples. Você precisa estudar bastante, lidar com a pressão da concorrência e estar sempre atento à liberação do edital para o concurso que deseja. Tudo isso pode causar desânimo, o que dificulta sua aprovação. Sendo assim, confira aqui algumas dicas que vão ajudá-lo a manter a motivação para estudar totalmente em dia.
Atrele sua motivação para estudar a um objetivo forte
Quando temos um objetivo claro em nossa mente, é mais fácil mantermos a persistência e a motivação para alcançá-lo. Por isso, reflita sobre o motivo pelo qual você quer passar em um concurso. Pode ser para conseguir casar, para ter estabilidade, para poder viajar em todas as suas férias. A razão não importa, contanto que ela seja importante para você.
Assim, toda vez que se sentir desestimulado, pense nessa meta final e reúna forças para conquistá-la.
Leia livros biográficos para superar momentos de desânimo
Quem está estudando há um tempo e ainda não conseguiu a tão sonhada aprovação, pode, facilmente, ficar desanimado. Você acaba sentindo-se sozinho, e a sensação de que nada vai dar certo surge de forma constante.
Nesse caso, vale a pena ler livros biográficos que mostrem a história de pessoas que enfrentaram desafios e conseguiram superá-los. Isso vai ajudar você a perceber que também pode vencer suas dificuldades. Algumas opções são:
- Tudo que Passei para Passar, de Thales Vinícius Santiago Bezerra;
- Papillon, de Henri Charrière (há controvérsias se o livro é, realmente, autobiográfico. Ainda assim, a história é inspiradora);
- Steve Jobs, de Walter Isaacson;
- Minha Breve História, de Stephen Hawking.
Crie recompensas por metas concluídas e aumente sua motivação para estudar
Você sabe que quer passar no concurso público e realizar a meta que definiu no início deste texto. Porém, uma ótima forma de manter a motivação para estudar enquanto esse objetivo final não chega é criar metas menores. Assim, ao concluir cada uma destas, você pode dar a si mesmo uma recompensa.
Estipule, por exemplo, resolver X exercícios durante uma semana e acertar mais de 60% das questões. Caso consiga fazer isso, compre seu doce favorito, reserve um horário para ir ao cinema ou apenas tire um tempo para relaxar.
Não espere por condições ideais
Ficar aguardando o melhor momento para iniciar seus estudos ou período em que você estará sempre motivado é uma grande ilusão. Tudo ao nosso redor e nós mesmos estamos mudando constantemente. Sendo assim, é preciso adaptar-se a cada nova situação, fazendo o melhor com o que se tem hoje.
Ou seja, não espere por condições ideais para fazer algo, nem desanime com a falta delas. Simplesmente, dedique-se ao máximo para conseguir aquilo que você deseja, olhando para um dia de cada vez.
Não se compare com outros candidatos
Comparar seu rendimento ou nível de conhecimento em determinado assunto com o de outros candidatos não vai melhorar em nada sua motivação para estudar. Sendo assim, nada de, por exemplo, ficar se cobrando porque viu alguém dizer que estuda por 12 horas em um dia.
Concentre-se em você, em suas metas e naquilo que você consegue controlar. Afinal, são essas ferramentas que vão fazê-lo ser aprovado.
Agora você já sabe o que fazer e não fazer para manter sua motivação para estudar. Sendo assim, siga atrás de seus sonhos dedicando-se ao concurso que deseja. E, caso queira conquistar uma vaga como perito médico federal do INSS, confira nosso curso online. O conteúdo vai ajudá-lo ainda mais a alcançar a aprovação.