Criar um plano de estudos para concurso é algo muito necessário para agilizar sua aprovação. Porém, o que fazer para montar esse cronograma de uma forma eficiente? É isso que você vai descobrir ao longo deste post. Portanto, siga com a leitura e bons estudos.
Por que ter um plano de estudos para concurso?
Esteja você se preparando para o concurso de perito médico federal ou para qualquer outro processo seletivo, organizar um cronograma é um dos passos fundamentais do processo de aprendizagem. Essa planilha vai ajudá-lo a planejar melhor sua rotina de estudos sem que ocorra sobrecarga de conteúdos.
Além disso, você evita esquecer alguma matéria ou demorar demais se dedicando a algo que não é tão relevante para a prova. Ou seja, um plano de estudos acelera seu processo de aprovação, ajudando-o a ter disciplina e dedicação.
Como montar um plano de estudos para concurso público?
Apesar dos benefícios, não é fácil criar um bom cronograma de aprendizagem. Antes de qualquer coisa, a eficiência desse recurso vai depender de muita análise e dedicação Porém, as dicas dos tópicos a seguir vão tornar tudo bem mais simples.
Leve em conta sua rotina e seja realista
Você trabalha diariamente, faz faculdade ou tem total tempo para estudar? Esse é o primeiro ponto que deve ser observado. Afinal de contas, seu plano de estudos para concurso deve acompanhar sua rotina.
Observe o período que tem disponível para se dedicar às matérias do edital, reserve momentos para dormir, fazer as refeições diárias e também para descansar. Seu cronograma precisa ser incorporado a esse cenário. Dessa forma, evita-se o risco de criar um plano irreal, que você não terá tempo para cumprir.
Defina metas diárias, semanais e mensais
Depois de entender sua rotina, crie metas de estudo diárias, semanais e mensais. Sendo assim, defina no cronograma que você, por exemplo, vai resolver X questões todos os dias. Estabeleça um prazo para estudar cada matéria que conste no edital do concurso para perito médico ou outro cargo. E estipule uma data para finalizar a primeira leitura de todo o material que cairá na prova.
Tendo tudo isso em mente, será mais fácil estabelecer um ritmo diário e organizar a quantidade de disciplinas a serem estudadas regularmente.
Observe os pesos das matérias cobradas no edital
Em todo edital, seja do INSS ou outro órgão, sempre existem matérias que são mais cobradas pela banca na hora da prova. Essas disciplinas exigem um maior tempo de dedicação. Em contrapartida, outros assuntos possuem um peso menor e não possuem tanto impacto na contagem final de pontos. Tudo isso precisa ser observado por você na hora de montar seu plano de estudos.
Defina momentos para revisão
A revisão é tão importante na rotina do concursando quanto qualquer outra etapa de estudos. Afinal de contas, é ela que fará a matéria não entrar no esquecimento, mantendo você “afiado” até o dia da prova. Sendo assim, dentro do seu cronograma, reserve um período diário voltado apenas para a revisão.
Existe um plano de estudos ideal para todos os concursos públicos?
Diante de tudo o que explicamos, é fácil perceber que para montar um bom plano de estudos é preciso levar em conta diversos elementos. E muitos destes têm relação direta com o concurso público que você deseja fazer.
Sendo assim, não existe um modelo padrão que funcione para todos os concursandos nem para todos os editais. Será preciso, com as dicas que ensinamos, que cada um adapte o cronograma às suas necessidades e às provas que vai realizar.
Bem, agora você já sabe como montar um bom plano de estudos para concurso. Então, que tal conhecer nosso curso online para a vaga de perito médico federal e aumentar as suas chances de aprovação?